sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Crítica Cinema: Pantera Negra

(Um filme de uma importância social que supera as instância de ser um filme de super-herói)


Sinopse: A nova produção da Marvel Studio trás toda a mitologia e a origem de Wakanda, depois dos eventos de Capitão América: Guerra Civil... T´Challa (Chadwick Boseman) assume o trono do país e o manto de Pantera Negra de um país que é escondido da humanidade e de uma riqueza tecnológica impressionante. Além das dificuldades da tradição da sucessão, o herói terá problemas políticos e dois inimigos poderosos que são Ulysses Klaus (Andy Serkis) e principalmente Killmonger (Michael B. Jordan) que tem planos para tomar o trono de T´Challa e usar a tecnologia de Wakanda para transformar o planeta em um caos. Elenco estrelado ainda por Lupita Nyong´o, Danai Gurira, Letitia Wright, Martin Freeman, Daniel Kaluya, Forest Whitaker, entre outros. Direção de Ryan Coogler (Creed) e produção da Marvel Studio/Disney.

Pantera Negra (Black Panther)


O quanto é importante levantar bandeira, apontar para desigualdade, mostrar as minorias e dar uma consciência social em um filme de super herói?. Mulher Maravilha de uma outra forma, mas no mesmo caminho, trouxe uma mensagem e importância que foram acima da média e entregou um filme de super-herói fechadinho sem grandes riscos. Aqui segue a mesma fórmula, só que de uma jeito mais intenso e ciente da sua proposta, com um elenco estrelado praticamente por atores negros, a trama supera a aventura da vez e aponta questionamentos sociais e políticos de uma forma que possa se encaixar em uma narrativa de filme de aventura. Sem metáfora, muito do que se pensar é interligado a narrativa da trama, até mesmo quando a própria nobreza de Wakanda é questionada por não ajudar seus irmãos de fora da fronteira, tudo isso mostra o quanto o roteiro e a direção de Ryan Coogler estão focados em trazer uma mensagem e um marco na história dos quadrinhos nas telonas.
 

O filme não segue a risca a fórmula Marvel, ele é até mais violento e toca em assuntos mais sérios como desigualdade social e política, fica bem claro inclusive em uma das cenas pós créditos (tem duas). Quanto aos quadrinhos... respeita demais, pois mostra toda cultura de Wakanda com primor, de origem do país, vibranium, ritual de sucessão, figurino e todo o envolto é colocado em doses certas. Direção de arte, fotografia, caracterização tudo bonito e estiloso... Fora a bela trilha sonora. Além disso temos todos personagens muito bem na trama. Chadwick Boseman encarna bem o protagonista, a ala feminina beira a perfeição, as atuações da Danai Gurira (Okoye, Dora Milaje ), Lupita Nyong'o (Nakai, interesse amoroso do herói) e Letitia Wright (Shuri, irmã do Pantera) funcionam demais, mesmo sem o protagonista por perto, Martin Freeman achei que ele iria aparecer pouco, mas assim que ele aparece fica o filme todo e foi muito bem, Andy Serkis (Garra Sônica) faz um vilão totalmente cartoonesco e Michael B. Jordan trás um grande vilão com uma bagagem emocional pouco visto em vilões Marvel Studio, entrega bem, apesar de tudo envolver seu personagem ser meio imediatista, dava para ter estruturado melhor o que proporcionaria uma melhor ação, aí vem os problemas... O CGI assim como todos efeitos soa muito artificial principalmente nas lutas do Pantera, em um filme da Marvel não fica legal, não é empolgante pois ele entrega questões humanitárias nas indagações dos personagens sobre os rumos que Wakanda deve tomar em relação ao resto do mundo, no mais respeita as HQs e toca em assuntos políticos e sociais, não só de consciência negra, como de desigualdade como um todo. Pantera Negra eleva o patamar de um simples filme de herói para algo mais importante que abrange mais do que dentro de uma telona de cinema. Ficou bom mesmo.

   ____________________________________________________________________
 dúvidas, sugestões e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

1 Comments:

  1. Melhor filme deste ano, disparado! E eu nem sou fã de filmes de heróis. Tanto que depois fui conferir o filme e me encantei. E preciso ressaltar que, raramente vemos filmes de ação com personagens femininas tão fortes. E, Pantera Negra me conquistou justamente por isso. Demorei um pouco para assistir, mas depois de tanta gente decidi assistir e foi uma grata surpresa. Eu também gostei o trabalho do pantera negra ator Para mim, o filme se tornou um dos marcos do cinema, não só na questão de filmes de super-heróis, mas também pela forma peculiar como Wakanda e seus personagens são apresentados. Amei

    ResponderExcluir

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks